Startups – ou empresas emergentes, como convencionou-se no Brasil – são empresas inovadoras, com custos de manutenção muito baixos e alta escalabilidade.
O modelo de negócio é tão rentável que surgiu no final da década de 90, no Vale do Silício e rapidamente se tornou uma tendência no Brasil, sendo um chamariz para
investidores.
Mas nem só de lucratividade se faz o valor de um empreendimento: investidores costumam mensurar suas aplicações com base no levantamento de quanto uma
startup
de fato representa. É aqui que o
valuation
ganha relevância.
Por serem tão voláteis economicamente, é difícil determinar o valor das empresas no mercado de inovações. Por isso,
calcular o valuation de uma startup é tão importante na hora de atrair investidores para este modelo de negócio.
Venha entender mais sobre esta metodologia!
Boa Leitura!
Determinar o valor de uma startup
demanda muita estratégia e análise de diversas variáveis que são abordadas no processo de
valuation.
A estratégia de
valuation
toma por base a soma do valor atual da startup com as projeções da capacidade financeira que o negócio representa para o futuro.
O cálculo de
valuation
considera a qualidade do produto ou serviço prestado, potencial de produção e de inovação, e, em consequência, a relevância alcançada pela marca.
Dessa forma, este método de avaliação é efetivo para determinar o valor de um ativo concreto – como produtos ou instalações – ou financeiro – como ações e propriedades intelectuais. Assim pode-se mensurar o valor global do empreendimento.
Por seu potencial de crescimento, flexibilidade para se reinventar e investimento em inovação, startups são altamente convidativas para investidores. Isso, pelo já mencionado fato de serem negócios escaláveis, com crescimento acelerado e potencial criativo.
Por outro lado, são empreendimentos de alta instabilidade, pois não se firmam em um modelo conservador de negócio, que se agarram a “fórmulas seguras de sucesso”, pois elas geralmente apresentam estabilidade econômica, mas também uma estagnação de mercado, o que não é atrativo para os investimentos.
É aí que o
cálculo do valuation entra como uma ferramenta eficaz para tornar o negócio
atrativo para investidores de capital: as projeções de mercado com base em estatísticas bem apuradas demonstram que a empresa tem a força de dar retornos valiosos no futuro.
Continue a leitura para saber mais sobre como o procedimento é feito.
Na hora de captar investidores para sua
startup, algumas características serão mais determinantes para a valorização do negócio até mesmo do que as cifras aferidas por meio de análises financeiras. Alguns dos pontos de ênfase, são:
Assim, é rentável uma startup que tenha uma gestão visionária, capaz de fazer projeções de mercado assertivas, ágil nas tomadas de decisão e inventiva na criação de produtos, ou serviços que encantem seus consumidores, ao passo que oferece credibilidade no segmento com uma gestão de marca eficiente.
Atuar de modo estratégico para se atingir os objetivos é fruto de todos esses componentes operando em uníssono e é isto que trará a confiança de investidores em aplicar capital em sua startup.
Sendo assim, as avaliações devem ser feitas de acordo com a necessidade de capital e da demanda do investidor. Os números obtidos são um retrato da empresa naquele momento e devem estar de acordo com o discurso do empreendedor.
Os métodos de
valuation
assistem a diferentes fatores e devem ser definidos conforme o momento que o empreendimento passa e os objetivos do negócio.
Portanto, ter uma visão clara da real situação de uma
startup
e quais as metas o negócio busca atingir são fatores essenciais para se definir o método de
valuation a ser aplicado..
Confirma alguns dos modelos mais reconhecidos no mercado.
O Método de valuation de valor contábil realiza levantamento do valor líquido da startup e considera os ativos tangíveis.
Para tanto, pode considerar indicadores tais como:
O Método de Avaliação por Scorecard é uma abordagem de avaliação indicada para startups que ainda não possuem receita tornarem-se atrativas para investidores.
Para
calcular o valuation
neste método, determina-se um valor de caixa inicial com base em critérios pré-definidos pelos gestores, considerando o impacto destes critérios no desempenho de projetos.
Posteriormente, realiza-se o ajuste destes valores conforme a relevância dos critérios se alteram no decorrer do projeto.
Ainda, estas modificações podem se dar em razão do surgimento de novas prioridades ou metas.
Este método de
cálculo do valuation
atrai investidores
ao mensurar o valor de
startup
a partir da previsão de
fluxos de caixa
futuros. Assim, demonstra de modo prático que os negócios conduzidos serão lucrativos no futuro.
O FCD realiza avaliação a partir da valorização do capital de um negócio no decorrer do tempo. O conceito é chamado de time value of money.
Em termos didáticos, o princípio se baseia em previsões de mercado para indicar que um valor de, por exemplo, R$ 2 mil investido hoje, dará um retorno de R$ 4 mil no próximo mês (valores e tempo hipotéticos).
Agora que você já compreende a importância do valuation de uma startup para atrair investidores, é hora de ter um suporte de uma contabilidade com perícia no assunto
Na hora de aplicar estratégias para captar recursos e projetar o crescimento de sua startup, fazer uma boa apresentação do seu negócio, com os indicadores certos, é o caminho para encantar investidores.
E, para ter uma estratégia bem traçada, conte a
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Somos um escritório de contabilidade com mais de 20 anos de experiência. Sabemos o caminho certo para tornar sua
startup
atrativa
para
investidores!
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