Na hora de superar os desafios do empreendedorismo e fazer com que seu negócio alcance crescimento e destaque no mercado, muita estratégia e na gestão da economia é necessária.
Nesse sentido, ganha destaque a gestão de análises financeiras. Ter o conhecimento necessário para fazer uma boa leitura das pistas que seu
fluxo de caixa dá sobre a empresa é crucial para o sucesso.
Só assim você tem dados precisos sobre quando é hora de aumentar as reservas e quando é o momento de investir em melhorias para o negócio. Dois indicadores muito relevantes são a
lucratividade e
rentabilidade. Engana-se quem pensa que se tratam de sinônimos.
Você sabe o que esses termos querem dizer? Se ainda tem dúvidas, continue a leitura para
compreender o que é lucratividade e rentabilidade e quais são as diferenças entre estes conceitos.
Vamos começar conceituando cada um deles. A Lucratividade permite avaliar os ganhos da empresa a partir da mensuração entre lucro líquido e receita total.
Isso significa que este indicador calcula, num primeiro momento, quais foram os ganhos com a comercialização de seus serviços.
Num segundo momento, são contabilizados os abatimentos referentes aos gastos gerais do negócio, bem como os tributos que lhe são devidos. O capital que resta em caixa indica o lucro após a liquidação das despesas do negócio e é geralmente apresentado em índices porcentuais.
A rentabilidade considera apenas o retorno dos investimentos realizados pelo negócio. Ou seja, se a arrecadação financeira ganhar em um determinado período de tempo – para fins práticos, vamos considerar um intervalo mensal – é suficiente para suprir os gastos que o empreendimento gera para se sustentar.
Caso o resultado seja negativo, isso indica que medidas efetivas devem ser tomadas no sentido de adequar os gastos com a sustentação e infraestrutura do negócio, pois estes estão maiores do que os ganhos da empresa. Permanecer nesta condição significa a falência financeira do empreendimento.
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De modo resumido, a resposta é: rentabilidade analisa quanto de capital que uma empresa consegue arrecadar dentro de determinado período – seja por meio da realização de suas atividades, capital de terceiros, ou recursos de investidores, por exemplo – é consumida pelas despesas de sustentação do empreendimento.
Ou seja: apta se o negócio tem potencial para gerar retorno a partir do capital investido.
Já a
lucratividade
é o montante deste capital que resta após a empresa realizar a liquidez de todas as suas despesas, que consideram os custos de produção, gastos fixos e obrigações fiscais, para citar alguns.
Dessa forma, o cálculo da
lucratividade demanda a avaliação de custos do negócio,
precificação e receita de vendas, por exemplo, para indicar se a arrecadação comercial do empreendimento é suficiente para liquidar as dívidas e ainda render ganhos ao final do processo.
Agora que você compreende quais são as diferenças entre lucratividade e rentabilidade, confira como fazer um cálculo desses fatores econômicos.
Normalmente, esses indicadores são aferidos a partir de fórmulas bastante simples. Confira!
A fórmula para se chegar a lucratividade de seu negócio é a seguinte:
Assim, a receita bruta é alcançada por meio da somatória do faturamento da empresa sem a consideração de nenhuma despesa do empreendimento. Ao se realizar a liquidação de débitos do empreendimento, chega-se ao lucro líquido, que é o capital restante após o abatimento de dívidas do negócio.
Já a rentabilidade é apontada após considerar o valor total das vendas de um produto ou serviço, abatendo deste todos os gastos referentes ao investimento para produção e divulgação ou qualquer outra etapa necessária para promover a comercialização desta solução.
Dessa forma, calcula-se a rentabilidade a partir da seguinte equação:
Dessa forma saber fazer a análise lucratividade e rentabilidade bem, como compreender suas diferenças dos indicadores é substancial para apontar quais as ações de mercado a empresa deve tomar.
Isso porque considerar estes indicadores em isolado não dão um panorama geral do cenário e pode dar uma falsa impressão de sucesso aos negócios.
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Agora que você já compreende a diferença entre lucratividade e rentabilidade e como estes indicadores influenciam no desempenho de seu negócio, é hora de firmar parcerias de valor com profissionais que compreendam as minúcias do mundo das finanças para dar suporte ao seu sucesso.
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